quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ginkgo biloba melhora memória

Lentamente, o mundo ocidental começa a descobrir as propriedades terapêuticas de ervas e plantas há muito conhecidas e estudadas pela medicina tradicional chinesa. A ginkgo biloba, por exemplo, é uma planta tradicionalmente utilizada na medicina oriental como suplemento dietético para tratar a perda de memória.
Cientistas do Instituto Neuropsiquiátrico da Universidade da Califórnia (UCLA), resolveram estudar os efeitos desta planta em 10 indivíduos, entre os 45 e os 75 anos, que revelavam sintomas de falta de memória devido à idade.
Durante 6 meses, um grupo tomou 120 mg, duas vezes por dia, enquanto que outro grupo recebeu um placebo (substância inactiva). No final do período, os indivíduos foram examinados através de tomografia com emissão de electrões e de testes cognitivos.
Os resultados mostraram que os indivíduos que tomaram ginkgo biloba melhoraram a memória e desenvolveram uma melhor função nos centros-chave de memória cerebral.
Os pesquisadores não observaram, no entanto, nenhuma melhoria ao nível do metabolismo cerebral, que se manteve relativamente idêntico nos dois grupos

Sem comentários: