domingo, 1 de março de 2009

Aminoácidos

Os aminoácidos são os elementos constituintes das moléculas de Proteína. São os tijolos com os quais o organismo se reconstitui permanentemente e que com isso possamos viver.

A proteína divide-se em pequenas partes chamadas péptidos ou em aminoácidos livres, os péptidos são aminoácidos individuais unidos em vínculos.

As proteínas inteiras são divididas em péptidos e estes são absorvidos pelo sangue através do intestino delgado. A proteína não necessita de ser decomposta em aminoácidos individuais porque os péptidos são absorvidos eficazmente melhor que alguns aminoácidos livres. Sabe-se que dos 20 aminoácidos conhecidos, 8 são indispensáveis para a vida humana e 2 são semi indispensáveis. São 10 os aminoácidos que necessitam de ser incorporados diariamente na alimentação humana. A altura em que o organismo mais necessita deles é na altura do exercício físico intenso e quando estamos doentes. Os aminoácidos essenciais mais problemáticos são o triptofano a lisina e a metionina. A sua carência e típica em populações que a sua base de alimentação são os cereais e os tubérculos. Por diferentes razões é muito comum que se encontre entre os desportistas carências de aminoácidos muitas vezes por falta de informação nutricional ou por total desconhecimento da matéria. Entre outras razões os aminoácidos são indispensáveis á correcta síntese proteica, funções enzimáticas e transporte hormonal.



Durante o exercício os níveis de aminoácidos diminuem a medida que os músculos os vão utilizando como fonte de energia. A suplementação permite manter os níveis de aminoácidos diminuindo assim a utilização das suas próprias proteínas e com isso haver degradação muscular. Um atleta seja em que modalidade for tem necessidades proteicas muito mais elevadas do que uma pessoa que não faça desporto que tenha uma vida sedentária, uma deficiência proteína num atleta pode comprometer todo o desenvolvimento muscular do atleta e diminuir o rendimento físico. Alem disso o corpo não é capaz de produzir os aminoácidos essenciais para formar as suas cadeias completas. Se um atleta não é capaz de ingerir na sua dieta uma quantidade considerável de proteína ao longo do dia necessita de uma suplementação com aminoácidos para evitar entrar em estado catabólico (isto significa que o corpo degrada a massa muscular para obter os aminoácidos que necessita). Os aminoácidos são importantes para aqueles desportistas que não querem perder a sua massa muscular ou querem ganhar mais massa muscular e para aqueles que estão a fazer dietas e tem os seus níveis de calorias muito baixos.

Para ver suplementos relacionados clique aqui

Sem comentários: