quinta-feira, 17 de abril de 2008

CLA

O CLA é um dos ingredientes naturais mais estudados do momento (mais de 200 trabalhos científicos publicados em 2004) que tem demonstrado consistentemente benefícios ao nível da composição corporal:
CLA
É um ácido gordo essencial, de nome ácido linoleico conjugado, da família dos Ómega 6, que existe nos lacticínios e carnes e em certas fontes vegetais, como por exemplo, a planta açafroa, também conhecida por cártamo. O CLA refere-se a uma mistura de diferentes isómeros. Dois dos principais isómeros do CLA estão presentes em alguns alimentos e apresentam benefícios para a saúde, especificamente na melhoria da composição corporal. Hoje em dia, com a tendência de se reduzir o consumo de carnes gordas e com o processo de desnatar o leite, perde-se a maioria do CLA, restando apenas quantidades vestigiais nos alimentos. Calculase que os europeus estejam a ingerir cerca de 150-400 mg/dia, valores muito abaixo do recomendado para se obterem benefícios para a saúde.
Beneficios para a saude
Os benefícios que se têm observado com a utilização do CLA, são essencialmente ao nível da redução da gordura corporal, embora este nutriente também seja um bom fortalecedor do sistema imunitário, possua actividade antioxidante e anti-inflamatória e possa diminuir os níveis do colesterol. Ao contrário da esmagadora maioria dos produtos para emagrecer, que tentam provocar perdas de peso rápidas e que acabam por provocar o famoso efeito .yo-yo., ou promover perdas de água e massa muscular acentuadas, o CLA deve ser usado por todos os que pretendem tonificar o corpo, reduzir progressivamente a sua gordura corporal, com a obtenção simultânea de um efeito benéfico sobre a massa muscular e fortalecer o seu sistema imunitário.

Mais informações em www.desportosdeginasio.com

Sem comentários: